VI Convívio Sou da "Rua"

A Associação, dia 25 de Fevereiro na Sede Social, irá realizar a primeira atividade de 2024: Cozido à Portuguesa. Reserva já o teu lugar até dia 18 de Fevereiro. Vem conviver connosco. .

domingo, 8 de janeiro de 2017

ENTREVISTA EXCLUSIVA, COM DOUTOR ANTONINO SOUSA, ENCERRA COMEMORAÇÃO DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO



Encerrando os artigos sobre as comemorações do primeiro aniversário da Associação, realizamos uma entrevista exclusiva com o nosso convidado de Honra, Doutor Antonino Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.


O Senhor, assumiu a sua aposta neste grupo de jovens para dinamizar a freguesia de Eja. Passado este ano, sente que a aposta está a dar frutos?

Sem dúvida. Esta Associação “Sou” da Rua, tem feito um trabalho extraordinário em muitos domínios. Não apenas no domínio da cultura, ou recreação, ou de lazer, que são os objetivos conforme os seus estatutos. 
A Associação, não só foi capaz de cumprir esses seus objetivos estatutários, mas ir para além desses e ir, por exemplo, para a área da solidariedade, com um conjunto de atividades que desenvolveu, até em prol de outras Instituições e tem sido capaz de dinamizar esta população, esta comodidade de Entre-os-Rios e da Eja, que precisavam de uma coletividade, com esta dinâmica e com esta criatividade, com esta capacidade de fazer coisas.

Esta freguesia de Eja tem estado muito parada e é bom saber que a sociedade cívil não se conforma com isso e quer fazer coisas e organizar atividades.




É a segunda vez que o oiço fazer essa afirmação algo polémica, sobre a Eja. Não teme ser mal interpretado com essa afirmação?

Isso é um facto. Aquilo que não constatamos e não somos apenas nós que o constatamos, é a própria população. 
O surgimento desta coletividade. O aparecimento de tantas atividades, em torno de uma coletividade é sinonimo que existia essa falha. Se ele não existisse, não era preciso preenche-la agora por esta coletividade. 
Portanto, é muito positivo, do nosso ponto de vista, que isso aconteça na freguesia da Eja e sobretudo aquela parte de Entre-os-Rios, que é um dos nossos principais bilhetes postais do concelho, possam ter dinâmicas desenvolvidas, por gente desta terra, que gosta desta terra e que tem paixão por servir esta comunidade.


Adicionar legenda

Diz o povo que o Senhor não é um homem politico do ano de eleições, mas um politico de todo o ano. Nesta posição o Senhor considera-se ligado a esta evolução na Associação que de um sonho se torna uma realidade. Não se sente (também) um impulsionador destes jovens?

Tenho a convicção que estou a fazer aquilo que é o meu dever, aquilo que é o meu compromisso com os Penafidelenses, que é o de apoiar as coletividades do nosso concelho. 
Nós temos, felizmente, aqui em Penafiel, um conjunto de Instituições que trabalham pela comunidade, que se sacrificam de forma voluntária, prejudicando a sua vida familiar e particular. 
O dever de uma Autarquia é de estar ao lado, de apoiar para criar as melhores condições para que essas coletividades possam fazer mais e melhor em prol de todos. Portanto, o que tem acontecido em relação a esta coletividade, é essa parceria, essa colaboração com estas pessoas que com grande paixão, tem feito um trabalho muito positivo pela freguesia da Eja e pelo território de Entre-os-Rios.


Concluindo. Foi uma aposta ganha?

Sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário